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  • Como Parar de Fumar

    Posted by fitoenergetico em 01/04/2008

    O que você ganha parando de fumar ?

    A pessoa que fuma fica dependente da nicotina.

    Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 segundos – 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína.

    É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.

    As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco em :

    • 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão

    • 5 vezes maior de sofrer infarto

    • 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar

    • 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral. Se parar de fumar agora…

    • após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal

    • após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue

    • após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza

    • após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor

    • após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora

    • após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou .

    Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal.

    Quem não fuma aproveita mais a vida!

    Não tenha medo

    Dos sintomas da síndrome de abstinência o organismo volta a funcionar normalmente sem a presença de substâncias tóxicas e alguns fumantes podem apresentar (varia de fumante para fumante) sintomas de abstinência como fissura (vontade intensa de fumar) dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, alteração do sono, tosse, indisposição gástrica e outros.

    Esses sintomas, quando se manifestam, duram de 1 a 2 semanas.

    Da recaída

    A recaída não é um fracasso.

    Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez você voltar a fumar.

    Dê várias chances a você… até conseguir.

    A maioria dos fumantes que deixaram de fumar fez em média 3 a 4 tentativas até parar definitivamente.

    De engordar 

    Se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso de até 2 kg, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando.

    De qualquer forma, procure não comer mais do que de costume.

    Evite doces e alimentos gordurosos.

    Mantenha uma dieta equilibrada com alimentos de baixa caloria, frutas, verduras, legumes etc.

    Prefira produtos diet / light e naturais. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais.

    Evite café e bebidas alcoólicas. Eles podem ser um convite ao cigarro.

    O mais importante é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento.

    Faça dele uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.

    Escolha um método para parar de fumar

    Parada Imediata

    Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.

    Parada Gradual

    Você pode utilizar este método de duas formas:

    Reduzindo o número de cigarros

    Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.   

    no segundo – 25

    no terceiro – 20

    no quarto – 15

    no quinto – 10

    no sexto – 5

    O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

    Retardando a hora do primeiro cigarro
         

    Por exemplo :

    no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas     

    no segundo às 11 horas
       

    no terceiro às 13 horas     

    no quarto às 15 horas     

    no quinto às 17 horas     

    no sexto às 19 horas     

    no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros

    Cuidado com as armadilhas :

    Nos momentos de stress

    Procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas.

    Sentindo vontade de fumar

    A vontade de fumar não dura mais que alguns minutos.

    Nesses momentos, para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta.

    Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos.

    Não fique parado – converse com um amigo, faça algo diferente que distraia sua atenção.

    Exercícios de relaxamento

    São um ótimo recurso saudável para relaxar.

    Faça a respiração profunda : respire fundo pelo nariz e vá contando até 6, depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões.

    Relaxamento muscular :

    estique os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem.

    Proteja-se … após parar de fumar uma simples tragada pode levar você a uma recaída. Evite o primeiro cigarro e você estará evitando todos os outros.

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