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  • Vitaminas

    Posted by fitoenergetico em 29/03/2008

     

     

    As  vitaminas  são substâncias orgânicas, presentes em pequena quantidade nos alimentos naturais, essenciais para o metabolismo normal e cuja carência na dieta pode causar doenças.

    o podem ser sintetizadas pelo homem, pelo menos em quantidades apreciáveis. A deficiência de vitaminas é chamada de  hipovitaminose  ou avitaminose .

    O excesso também pode trazer problemas, nos casos das vitaminas liposolúveis, de mais difícil eliminação, e é chamado de  hipervitaminose. 

    Atualmente é reconhecido que os Seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes.

    O nome vitamina foi criado pelo bioquímico  polonês Casimir Funk em 1912, baseado na palavra latina vita (vida) e no sufixo -amina (aminas vitais ou aminas da vida).

    Foi usado inicialmente para descrever estas substâncias do grupo funcional  anima, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Apesar do erro, o nome manteve-se.

    As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade.

    Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como  vitaminas  lipossolúveis  e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos.

    São as vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C.

    Essas não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela urina. Por isso se necessita de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas.

    Algumas vitaminas do Complexo B podem ser encontradas como co-fatores de enzimas, desempenhando a função de  coezimas.

    O ser humano sadio adulto necessita diariamente das seguintes vitaminas : ( Guyton, 1988 )

     

    Vitamina A …….. 5000UI
    Vitamina B1…….. 1,5 mg
    Vitamina B2…….. 1,8 mg
    Niacina ………….. 20 mg
    Ácido Fólico…….. 0,4 mg
    B6 ………………… 2 mg

    B5 ………… desconhecida
    B12………………… 3 µ g
    C ………………….. 45 mg
    D ………………….. 400UI
    E …………………… 15UI
    K ……………….. nenhuma

       

    Confira, na tabela abaixo, algumas das funções de cada vitamina e suas principais fontes alimentares.

    VITAMINAS: SUAS FUNÇÕES E FONTES DE ORIGEM

    Vitamina

    Observações

    Funções

    Estados Carenciais

    Fontes de Origem 

    Animal

    Vegetal

    A Lipossolúvel (em excesso prejudica) 1. Favorece o crescimento normal
    2. Protege a visão e participa da formação da púrpura retiniana 3. Protege os epitélios
    4. Participa do metabolismo dos corticóides, colesterol e hormônios sexuais
    5. Aumenta a resistência às infecções – efeito indireto devido à proteção à pele e mucosas
    6. Estimula a formação da dentina e do esmalte
    1. Distúrbios oculares: xeroftalmia (secura da conjuntiva), hemerolepia (cegueira noturna), querotomálacia (ulceração da córnea), dificuldade de adaptação visual e fotofobia
    2. Distúrbios cutâneos e das mucosas
    3. Diminuição da resistência às infecções
    4. Atraso no crescimento
    Óleo de fígado de bacalhau, fígado, rins, leite, manteiga, queijo, nata, gema Geralmente, em forma de precursores: cenoura, pimentão, alface, agrião, abóbora, beterraba, tomate, espinafre, couve, manga, mamão, banana e vegetais de cores vermelha, laranja amarela e verde-escuro
    B1 Hidrossolúvel (destrói-se com o calor. Tem suas necessidades aumentadas quando se ingere álcool ou açúcar refinado) 1. Favorece o crescimento e o metabolismo dos tecidos
    2. Aumenta o apetite
    3. Estabelece o equilíbrio nervoso
    1. Beribéri
    2. Falta de apetite, cansaço 3. Constipação atônica
    4. Debilidade muscular
    5. Irritabilidade
    Carnes, aves, gema, leite, fígado, rins Levedura, arroz integral, trigo integral, aveia, batata, ervilha, leguminosas, maçã, pêra, ameixa, pêssego, banana, nozes, folhas verdes
    B2 Hidrossolúvel (destruída pela luz) 1. Protege a pele 2. Protege os olhos
    3. Dá vitalidade às células nervosas 4. Favorece o crescimento e o metabolismo dos tecidos
    1. Queilose (fissura nos lábios)
    2. Estomatite e glossite
    3. Prurido (dermatite)
    4. Antibioticoterapia prolongada
    Carnes, aves, peixes, leite, manteiga, queijo, fígado, ovos Levedura, trigo integral, soja, vagem, leguminosas, ameixa, pêra, folhas verdes
    B5

    1. Atua na síntese de várias substâncias de importância biológica
    2. Auxilia o metabolismo em geral
    1. Dermatite
    2. Distúrbio degenerativo do sistema nervoso 3. Transtornos gastrintestinais
    Carnes, gema, leite, rins, fígado, geléia real Levedura, trigo, aveia, arroz integral, batata, ervilha, couve, couve-flor, tomate
    B6 Hidrossolúvel 1. Atua em certas funções do sistema nervoso 2. Ativa o metabolismo protéico 1. Degeneração e atrofia de vários órgãos 2. Disfunção do sistema nervoso central 3. Alterações cutâneas Carnes, fígado, rins, ovos Batata, legumes, melado, trigo integral
    B12   1. Regula o anabolismo protéico 2. Influi na hematopoiese 1. Anemia perniciosa Carnes, fígado, rins, bacalhau, leite, queijo, ovos Levedura
    Ácido fólico

    1. Importante para muitas reações metabólicas 1. Anemia nacrocítica da gravidez e da lactação Carnes, peixes, ovos, leite, queijo, fígado, rins Trigo integral, batata, espinafre, ervilha, feijão, cenoura, laranja, levedura, vegetais folhosos
    C Hidrossolúvel (destrói-se com o a fervura a armazenagem larga) 1. Favorece o crescimento
    2. Fortalece os ossos
    3. Dá vitalidade às gengivas
    4. Dá vitalidade aos vasos
    5. Aumenta a resistência orgânica
    6. Reforça a atuação do ferro 7. Efeito antiestresse
    1. Escorbuto
    2. Gengivites
    3. Diátese hemorrágica (vasos frágeis) 4. Diminuição da resistência às infecções
    5. Perda do apetite, cansaço
    Fígado e rins Pimentão verde, tomate, espinafre, ervilha, cenoura, brócolis, limão, laranja, cajá, goiaba, mamão, abacaxi
    D Lipossolúvel (o organismo sintetiza esta vitamina devido à presença do ergosterol na pele e é prejudicial em excesso ) 1. Influencia o equilíbrio do cálcio e fósforo 2. Favorece a absorção intestinal do cálcio 3. Favorece a retenção de cálcio e fósforo nos ossos e dentes 1. Raquitismo
    2. Osteomalácia
    Óleo de fígado de bacalhau, peixes, ova, fígado, leite, manteiga, queijos integrais, gema de ovo Cacau
    E   1. Influencia a função reprodutora 2. Favorece o metabolismo muscular 3. Antioxidante, protege as células de danos e degeneração 1. Esterelidade carencial 2. Distrofia muscular Óleo de fígado de bacalhau, fígado, ovos, manteiga, leite Germes de cereias, óleos vegetais, sementes, nozes, castanha, banana, repolho, espinafre, folhas verde-escuras
    H

    1. Protege a pele 2. Favorece o metabolismo das proteínas e glicídios 1. Furunculose carencial
    2. Seborréia do couro cabeludo (caspa)
    3. Eczema carencial
    Leite, queijo, carne, ovos, fígado, rins Levedura, arroz integral, ervilha, banana, laranja, maçã, nozes
    K Lipossolúvel (o organismo bem nutrido que recebe quotas adequadas de vegetais sintetiza esta vitamina nos intestinos, em presença de bile 1. Atua na coagulação do sangue (indispensável ao fígado para a formação da protrombina)
    2. Protege os vasos sangüíneos
    1. Hemorragias espontâneas Fígado Repolho, espinafre, folhas em geral, vagem, ervilha, cenoura, óleos vegetais, alfafa
    PP Hidrossolúvel 1. Indispensável para que a energia dos alimentos seja aproveitada 1. Pelagra
    2. Lesões na pele e mucosas
    3. Parestesias
    4. Perda de energia
    Carnes, peixes, leite, queijo, fígado, rins, ovos Levedura, nozes, trigo, aveia, arroz integral, centeio integral, amendoim, café, chá mate, couve, cenoura, cebola, espinafre, tomate, pimentão, vagem, soja, pêra, maçã, ameixa, pêssego, limão, leguminosas

    P

    Quase identificada com a Vitamina C 1. Favorece a vitalidade dos vasos sangüíneos e a pele

    Limão, espinafre, páprica, folhas verdes (algumas)

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